Futuro Estudante

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFV visa formar um profissional capacitado a compreender e interagir em questões técnicas, científicas, econômicas, financeiras e sociais, em âmbitos regional, nacional e internacional, e nos diversos modelos de organização. O egresso apresentará domínio pleno de suas atribuições profissionais, bem como da utilização das tecnologias referentes à sua profissão, demonstrando capacidades crítico-analíticas e éticas de avaliação. O curso formará um egresso com possibilidades de atuar nos mercados público e privado, com conhecimentos que compreendam atividades de análise e interpretação dos fatos que afetam o patrimônio das entidades nos variados segmentos de atuação contábil, sendo: financeiro, tributário, gerencial, auditoria, perícia contábil, arbitragem e atuarial em distintas instituições. Tudo, em consonância e harmonia com as normas e padrões nacionais e internacionais aplicados à Contabilidade e áreas afins, e as peculiaridades das organizações. O egresso também apresentará competências intelectuais que o torne apto às mudanças, quer seja adaptável, refletindo a heterogeneidade das demandas econômicas e sociais.

Para a sua formação como contador, o aluno de Ciências Contábeis da UFV deverá ser capaz de desenvolver as seguintes competências e habilidades consoantes aos termos da Resolução CNE/CES 10/2004:

a)         capacidade de comunicação e expressão na língua portuguesa;

b)        domínio da linguagem contábil, compreendendo e aplicando os conceitos contábeis aos diversos tipos de entidades;

c)         capacidade de adaptar a linguagem contábil aos diversos usuários e às circunstâncias que se apresentem;

d)        visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

e)         capacidade de analisar e interpretar os fenômenos que dão origem à prática contábil;

f)         capacidade de elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

g)        desenvolvimento de raciocínio lógico e crítico-analítico para a resolução de problemas, formação e emissão de juízos fundamentados;

h)        capacidade de desenvolver, analisar e implementar sistemas de informações contábeis e de controle gerencial com as tecnologias de informação;

i)          apto a utilizar a metodologia de pesquisa, tendo em vista a produção de conhecimentos científicos na área de Ciências Contábeis;

j)          apto para aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

k)        capacidade de desenvolver, com motivação e por meio de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

l)          capacidade de propor estratégias na busca de soluções para questões apresentadas pela sociedade;

m)      condições de exercer com zelo, distinção, responsabilidade social e ética as atribuições e prerrogativas profissionais do contador, segundo sua vocação, seja como profissional liberal, seja vinculado às entidades públicas ou privadas;

n)        consciência da necessidade do constante aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional por meio da educação continuada;

o)        apto a exercer suas responsabilidades com expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de qualificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais.

O desenvolvimento dessas habilidades não depende somente dos conteúdos curriculares, mas também da forma como esses conteúdos são ministrados. Algumas dessas habilidades serão adquiridas por meio de práticas pedagógicas que induzam os alunos a trabalhar em equipe, apresentar trabalhos, tanto orais como escritos, participar de projetos de pesquisa institucionais ou particulares dos professores, seja por meio dos núcleos de pesquisa, do sistema de bolsas ou projetos desenvolvidos por mestrandos e doutorandos de Administração, alguns deles com formação em Contabilidade, nas áreas de pesquisa dos programas de Mestrado e Doutorado em Administração, resolver problemas reais (estudos de casos), visitas a organizações, experiências práticas simuladas nas disciplinas Práticas Contábeis e Práticas Organizacionais, estágios curriculares e outras.

 

 

 

 

 

 

 

 


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